quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

L'enfant terrible da Europa


Nigel Farrage,  do partido inglês UKIP (UK Independence Party) e Co-Vice-Presidente da EFD (Europe of Freedom and Democracy, um grupo político euroceptico), é também uma espécie de enfant terrible no Parlamento Europeu. Enquadra-se naquele grupo de políticos populistas que dizem o que lhes vem à cabeça e já poucos os levam a sério. Uma espécie igual a alguns que temos por cá no nosso parlamento.
Ontem resolveu fazer um discurso polémico, mais um, atacando os (ir)responsáveis da Comissão Europeia de serem os responsáveis pela situação económica que a Europa atravessa e acusando-os ainda de nem sequer terem sido eleitos democraticamente para o cargo que ocupam, deixando Durão Barroso visivelmente embaraçado, ao ponto de este disfarçar que procura qualquer coisa entre os papeis (aquele monte de papeis parece que sempre tem alguma utilidade) e nem sequer tem a coragem de levantar a cabeça.
São conhecidos os seus discursos polémicos, nomeadamente os ataques a Durão Barroso, pelo que não se estranha mais este mas nunca é de mais ouvi-lo. Até porque este género de políticos apesar de polémicos e até um pouco ousados, para não lhes chamar descarados, ensaiam discursos populistas para eleitorado ouvir mas muitas vezes dizem algumas verdades, verdades que muitos têm vontade de dizer mas pela responsabilidade política que têm ou pela que esperam ter, não lhes convém dizer.

"E agora estamos a viver numa Europa dominada pela Alemanha, e evitar isso foi o principal objectivo da criação do projecto europeu"

Para além de verdadeiro, não deixa até de ser irónico.



2 comentários:

  1. Só faltou este senhor passar em atestado de incompetência aos (i)responsaveis que mencionou.
    À muito tempo que não via um discurso tão bom!!
    O "Durão"... mais parecia um piegas, o menino que não faz o trabalho de casa,safando-se sempre com uma desculpa qualquer... sempre com um belo discurso.
    Adorei a parte do " não foram legitimamente eleitos.... não quero viver numa Europa dominada pela Alemanha... e que se deviam despedir todos..." por justa causa ( incompetência e sem alcançar os objectivos esperados )Sublinho

    ResponderEliminar
  2. E o Durão Barroso, no final da intervenção, até olha para o lado como se não tivesse ouvido nada ou não fosse nada com ele.
    Lá diz o ditado. "Contra factos não há argumentos".

    ResponderEliminar