quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Concorrência desleal



Segundo a revista Sábado de 02 de Fevereiro de 2010, os operários das fábricas chinesas que produzem os iPads da Apple trabalham em condições sub-humanas. Não têm direito a descanso semanal, dormem em dormitórios apinhados e ficam com as pernas tão inchadas que mal conseguem andar depois de um turno de 24 horas seguidas. 

Segundo o jornal The New York Times, a empresa fundada por Steve Jobs, com sede na Califórnia, nos EUA, já foi alertada para as condições de trabalho dos funcionários que trabalham em Chengdu, uma fábrica no sudoeste da China. Nicholas Ashford, representante do Massachusetts Institute of Technology e especialista em condições de trabalho, diz que se a Apple não actuar sobre este assunto terá de ser “repreendida”. 
“É moralmente repugnante que um país colabore com essas práticas e tire partido disso”, diz.

É com estas condições que os paises europeus e não só, têm que competir.
Foram crescendo economicamente e já se tornaram num polvo gigante que extende agora os seus tentáculos a todos os países europeus, tentando agarrar empresas privadas e públicas que lhes permitam entranhar-se profundamente na economia desses paises, onde nós nos incluimos.
Paulatinamente, estão a tomar conta da economia europeis, aproveitando a dificuldade económica desta velha região do mundo.

Como é que nós conseguimos competir com condições de trabalho como estas?
Teremos nós que adoptar condições de trabalho identicas às da China?

Partindo do principio de que é inaceitável que no século XI existam pessoas a trabalhar naquelas condições, será que isto não é concorrência desleal?





Sem comentários:

Enviar um comentário