terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Desculpa esfarrapada



Há já algum tempo atrás, já não me lembro bem quanto, os hipermercados onde nós vamos entregar parte do dinheiro que recebemos ao fim do mês, decidiram passar a cobrar pelos saquinhos de plástico onde nós transportamos as coisas que lá compramos.

Em alguns desses hipermercados, existem caixas que ainda dão sacos e outras onde estes têm que ser pagos. Há algumas cadeias desses hipermercados onde foi completamente abolida a prática de dar os ditos sacos e quem os quiser tem que pagar.

Na altura da sua implementação, se bem se lembram, a desculpa foi com o ambiente. Encheram até as superfícies comerciais de cartazes a alertar para a defesa do ambiente e para a sensibilização de reciclar / reutilizar.

Os sacos de plástico são feitos de hidrocarbonetos, recursos esgotáveis do planeta e além disso não se  bio degradam com facilidade, o que provoca efectivamente danos para o ambiente, não o nego.

Então, a bem do ambiente, dever-se-iam reutilizar os ditos saquinhos e assim evitaríamos extracção de recursos do planeta em vão e todos nós beneficiaríamos de um ambiente mais limpo, diziam eles.

Sim senhora, estes tipos não têm só o objectivo de ganhar o máximo de dinheiro possível, têm até preocupações com o ambiente, vejam lá.

Uma ova!

Todos os dias quando vamos a um desses hipermercados onde deixaram de dar qualquer saquinho de plástico, ao passarmos na caixa, lá vem a perguntinha da praxe: "Vai precisar de saco?"

Hoje até me dei ao trabalho de passar na caixa, apenas com duas pequenas coisas para pagar e com o respectivo saco de plástico bem à vista da moça da caixa, e ainda pos cima, o saco era da marca do hipermercado em causa para a moça reparar bem que aquilo era um saco. E sem surpresa lá veio a perguntinha do costume:
- E saco, vai precisar?

Ora, se o objectivo é reutilizar e se eu até já levo o saco á vista para que é que me estão a perguntar se eu preciso de um saco. Se eu quiser um saco peço-o mas eles nunca se esquecem de nos lembrar do saquinho.

Portanto, eles não estão preocupados com o ambiente coisa nenhuma, estão é preocupados em nos levar mais uns cêntimos de cada vez que lá entramos.

Tudo serve para nos levarem até ao último cêntimo e nem se importam de utilizar causas como o ambiente para conseguir isso.  

2 comentários:

  1. Eu acho que a lógica é a mesma do "tem cartão minipreço?". Ou seja, não é por mal, é um hábito. Duvido que esteja escrito no contrato deles que são obrigados a dizer essas coisas.

    Pode-se sempre ir de fones.

    ResponderEliminar
  2. Também não acho que esteja no contrato mas devem de certeza ter essa indicação.
    O problema não são as preocupações com o ambiente mas sim fazer mais dinheiro com os sacos.

    ResponderEliminar